Imagem de mala de bordo azul e passaporte.

Quando você é um viajante incansável, é preciso levar em conta todos os detalhes — e um dos mais importantes é uma boa mala de bordo. Hoje em dia voar pode ser uma escolha bem econômica, especialmente se você optar por companhias aéreas Low Cost, de baixo custo. No entanto, essas empresas fazem exigências em relação às medidas de bagagem.

As dimensões de sua mala de bordo têm que ser ajustada aos padrões do voo. Por isso, este artigo conta com um Guia para que conheça tudo em relação a esses úteis acessórios que te permitem transitar com mais comodidade por estações e aeroportos. A seguir, serão revelados todos os segredos sobre as malas de bordo. Pronto? Vamos lá!

O mais importante

  • Uma mala de bordo é um complemento indispensável para seus passeios de fim de semana ou seus voos a destinos mais próximos, ainda que, neste último caso, tenha que levar em consideração as exigências das principais companhias aéreas a respeito de peso e medidas.
  • Na hora de adquirir uma mala de bordo, é importante que você já saiba de fatores-chave como sua escolha em formato rígido ou flexível, suas medidas e o peso máximo que é permitido no avião.
  • Nos critérios de compra, deve observar questões relevantes, como a resistência da mala de bordo ou a comodidade, quesito especialmente importante se você for passar horas em um aeroporto ou em uma estação.

Ranking: Os melhores modelos de mala de bordo do mercado

Seja para presentear alguém ou porque precisa urgentemente de uma mala de bordo para uma viagem inesperada, é importante que conte com uma lista de produtos para não se perder nos detalhes.

Para te ajudar, uma cuidadosa seleção foi elaborada com os melhores produtos que você pode encontrar no mercado. Preste atenção!

1º – Mala de bordo reforçada 360º Athena Santino

Confeccionada com o mais alto padrão de qualidade, essa mala de bordo da Santino é, como afirma a própria marca, desenvolvida com base em pesquisa de moda e mercado, voltada a entregar o melhor produto ao usuário.

A mala é feita em ABS, possui rodinhas 360º em silicone e conta com puxador em alumínio e haste em polipropileno. Tem também um amplo espaço interno, todo forrado, com compartimento em rede e elástico para guardar objetos pessoais como peças íntimas, desodorantes, pentes, escovas de dente, entre outros itens. Suas dimensões são de 14 x 50 x 60 cm.

2º – Mala de bordo Delsey Belfort Plus

A mala Delsey Belfort Plus é fabricada em polipropileno. Ela possui na parte interna, divisor de compartimento com zíper, cintas internas com ajuste de altura, cintas organizadoras para fixação dos pertences.

Em sua parte externa, tem alça retrátil, superior e lateral, Identificador de bagagem (somente no tamanho G), quatro rodas duplas que giram 360°, sistema de fechamento por travas e cadeado TSA, além de ser à prova d’água. O tamanho é de 55 x 20 x 40 cm e o peso de 2,9 kg.

3º – Mala de bordo 360º executiva Portinari

A mala de bordo 360º Portinari possui praticidade e estilo acompanhando você nas suas viagens. Ela é produzida em ABS, um material bem resistente.

Entre seus destaques estão o carrinho em alumínio embutido, o que deixa o produto muito mais leve, rodas 360º, que proporcionam muito mais facilidade em sua locomoção, alça de mão superior emborrachada, cadeado fixo e, além disso, divisória internas para deixar tudo mais organizado

4º – Mala de bordo executiva para notebook Swissland

Esta mala de bordo executiva da Swissland é especial para levar seu notebook na viagem. Ela é feita em ABS, possui roda dupla, com giro 360º e cadeado TSA.

Este produto conta com compartimento executivo frontal com espaço para notebook, tablet e acessórios. É uma mala pequena, adequada como mala de bordo, para que você possa levar a bordo dentro do avião. Seu tamanho é de 20″ (55 x 35 x 25 cm).

5º – Mala de bordo executiva Primicia

Mala de bordo executiva em tamanho único. Suas dimensões são de 37,5 x 21 x 54 cm. A altura de seu puxador é de 81 cm no primeiro estágio e 1,03 m no segundo estágio.

Seu revestimento externo é feito em ABS com elevado índice de material virgem, proporcionando maior resistência e durabilidade. Esta mala possui quatro rodas 360°, quem facilita o transporte, e fechadura TSA com segredo, aumentando a sua segurança.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a mala de bordo

O conforto, os materiais utilizados em sua fabricação ou a possibilidade de contar com um cadeado são as aspectos cruciais na hora de comprar uma mala de bordo. Ter seus pertences seguros te manterá mais tranquilo, por isso, nesta seção, as perguntas mais frequentes entre os potenciais compradores deste tipo de bagagem serão respondidas.

Imagem de mulher caminhando com mala.

Há muitos estilos de malas. Escolha a que você mais gostar. (Fonte: Anyaberkut: 77333817 / 123rf.com)

O que é exatamente uma mala de bordo?

Uma mala é um recipiente retangular com uma alça externa que tem como função armazenar roupa e outras itens necessários durante uma viagem. Quando adicionada a palavra “bordo”, ela se refere à bagagem de mão permitida pelas companhias aéreas com mais frequência, geralmente com grandes restrições ou limites quanto às suas medidas.

Por exemplo, a Azul permite mala de bordo ou bagagens de mão sem pagar pelo frete ou qualquer outra tarifa desde que o peso não ultrapasse 10 kg e a soma das medidas tenham no máximo 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura).

foco

Lembre-se que é obrigatório que ela caiba debaixo do assento à frente.

Que medidas permitem as principais companhias aéreas?

Como comentado no item anterior, a Azul permite levar como mala de bordo certas medidas gratuitamente: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Esse padrão é seguido também por outras companhias para voos nacionais, como a Avianca, GOL e LATAM.

Outras companhias aéreas, em especial as estrangeiras, têm seus próprios padrões no caso de voos para o exterior e no exterior. A seguir, confira uma tabela com as medidas permitidas para bagagem de mão de algumas companhias aéreas em voos internacionais, caso você pretenda viajar para fora.

Companhia Medidas da mala de bordo Requer um gasto adicional?
Azul 55 x 40 x 20 cm Não
Avianca 55 x 40 x 20 cm Não
GOL 40 x 25 x 55 cm Não
LATAM 55 x 35 x 25 cm Não
American Airlines 45 x 34 x 20 cm Não
Aerolíneas Argentinas 55 x 35 x 25 cm Não
Easyjet 56 x 45 x 25 cm Não
Lufthansa 55 x 40 x 23 cm Não
Vueling 55 x 40 x 20 cm Não
Iberia 56 x 45 x 25 cm Não
Ryanair 55 x 40 x 20 cm Sim (6 euros)
Air Europa 55 x 35 x 25 cm* Não
Norwegian  55 x 40 x 23 cm Não
WizzAir 55 x 40 x 23 cm Sim (os clientes precisam contratar o serviço Wizz Priority – 5 euros -)
British Airways 56 x 45 x 25 cm Não
Air France 55 x 35 x 25 cm Não
Swiss Air 55 x 40 x 23 cm Não

*A Air Europa define as suas medidas máximas para a mala de bordo, acrescentando que a bagagem será permitida se as medidas não excederem a soma, em comprimento, largura e altura, de 115 centímetros.

Imagem de mulher em aeroporto com mala ao lado.

As malas de bordo são muito úteis para as pessoas com espírito viajante. (Fonte: David Prado: 87730832 / 123rf.com)

Qual é o peso máximo permitido na mala de bordo?

Novamente, depende da companhia aérea, pois cada uma tem suas especificações e limites. Em geral, todas as companhias aéreas estabelecem 10 kg como peso máximo permitido nas malas de bordo para voos no Brasil, porém nem todas elas seguem este limite para voos internacionais.

A seguir, confira uma tabela com o peso máximo de algumas companhias aéreas para voos para o exterior:

Companhia Peso máximo da mala de bordo
Azul 10 kg
Avianca 10 kg
GOL 10 kg
LATAM Economy: 8 kg, Premium Economy: 16 kg
American Airlines 10 kg
Aerolíneas Argentinas 10 kg
Easyjet 10 kg
Lufthansa 8 kg
Vueling 10 kg
Iberia 10 kg
Ryanair 10 kg
Air Europa 10 kg
Norwegian 10 kg
WizzAir 10 kg
British Airways 23 kg
Air France 12 kg
Swiss Air 8 kg

O peso da mala de bordo também inclui alças e rodas?

Sim. Tenha cuidado com esse quesito. As medidas permitidas por cada companhia aérea incluem geralmente todos os acessórios que se sobressaem, como é o caso das rodas e das alças.

Ainda, algumas fabricantes de mala de bordo integram as rodas para ter mais espaço na parte inferior. Lembre-se que as malas rígidas pesam mais, porém sua bagagem irá mais segura.

Lao-TseFilósofo chinês

“Uma viagem de mil milhas começa com o primeiro passo.”

Como a mala de bordo é classificada?

Certamente você já imagina. Há as mais fortes e as mais leves, ainda que você esteja indo fazer uma viagem de vários dias, é conveniente que você opte pelo primeiro tipo.

A seguir, confira a tabela com os nomes e as características mais comuns desta primeira classificação de bagagem de mão. Preste atenção:

Mala flexível ou semirrígida (macia) Mala rígida (dura)
Vantagem São mais leves São mais resistentes
Volume Mais volume Menos volume
Material Podem ser feitas com tecidos têxteis Geralmente, são de polipropileno (PP)
Desvantagem Não são recomendáveis para as viagens de avião porque a bagagem pode se deteriorar com o os impactos São adequadas para viagens de carro, entre outras
Preço São mais econômicas* São mais caras*

*Ainda que sobretudo possam existir diferenças de preço, hoje em dia o custo acaba sendo quase o mesmo, portanto talvez não seja um elemento-chave para sua escolha.

Quais são as vantagens da mala de bordo?

As malas de bordo, também chamadas de bagagem de mão são o complemente ideal para viagens curtas, além de contarem também com mais vantagens em comparação com as malas maiores. Na lista a seguir, você vai ver alguns dos benefícios mais importantes deste tipo de equipamento.

  • Um bom complemento. Principalmente se você faz viagens longas em um avião, uma mala de bordo pode ser insubstituível para armazenar os itens mais utilizados durante o trajeto.
  • Comodidade. Graças a seu tamanho, é mais fácil de manusear e será muito confortável transportar de um lugar para outro, especialmente se tiver rodas.
  • Viagens curtas. É ideal para viagens de fim de semana ou destinos que não precisem de muita bagagem.
Imagem de pessoa sentada no chão arrumando mala.

É recomendado que verifique em sua companhia aérea as medidas permitidas para a mala de bordo (Fonte: Sebnem Ragiboglu: 74513351 / 123rf.com)

Que diferença existe entre a mala de bordo Trolley e a Spinner?

A diferença chave entre esses dois tipos de mala de bordo está no número de rodas de cada modelo. A mala com apenas duas rodas é a chamada Trolley, enquanto a Spinner é a mala de bordo com quadro rodas na parte de baixo.

Cada uma delas te entregará benefícios, mas também desvantagens, como será visto na seguinte pergunta.

Quais vantagens e desvantagens tem uma mala de bordo de duas e de quatro rodas?

Se você não quer carregar muito peso nas suas viagens, uma das melhores formas é escolher uma mala de bordo com rodas. Assim, andará por aeroportos e estações quase sem perceber que você leva uma bagagem.

A questão é: qual escolher? Bom, tem que ser a que te seja mais cômoda e eficiente. Veja a seguir uma tabela com vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens Desvantagens
Duas rodas (Trolley) Mais econômicas

Maior capacidade

Deslocamentos simples por calçadas, buracos, escadas e irregularidades do solo

Atrapalha se carregada carregada com mais bagagens

O peso só se carregada em duas rodas, portanto parte do peso terá que ser carregado por você mesmo

Podem ser instáveis se carregadas com muito peso

Quatro rodas (Spinner) Mais fáceis de arrastar e ideais para crianças e idosos

Mais estáveis por distribuir os pesos nas quatro rodas

As quatro rodas permitem giros em 360 graus

Mais caras

Mais incômodos em terrenos irregulares ou em buracos, lacunas e desníveis, entre outros lugares

Menor capacidade que a de duas rodas

Que materiais são utilizados na fabricação de uma mala de bordo?

Os materiais com os quais são feitas uma mala de bordo são mais importantes que o imaginado. Através deles, por exemplo, pode-se determinar sua durabilidade, entre outros aspectos.

A seguir, confira uma tabela com diferentes materiais, suas características e a que tipo de mala pode recebê-los. Preste atenção.

Tipo de material Características Em que tipo de mala de bordo é comum?
Polipropileno É um material usado com frequência. É pesado, porém resistente à abrasão e muito duro Malas de bordo rígidas
Policarbonato Muito leve, resiste a temperaturas altas e quedas. É utilizado em malas de bordo mais exclusivas e também mais delicadas Malas de bordo rígidas
Nylon Material muito leve e também resistente à abrasão Malas de bordo semirrígidas, macias ou flexíveis
ABS Leve, duro, difícil de arranhar e resistente à abrasão Malas de bordo rígidas
Poliéster Material que resiste à umidade e abrasão Malas de bordo macias, semirrígidas ou flexíveis

É importante que as rodas da minha mala de bordo girem 360 graus?

As rodas da mala de bordo podem ser movidas em linhas, como os patins, ou ser omnidirecionais, isto é, girar totalmente em 360º.

As primeiras seguem a direção que se está andando, mas as segundas são mais cômodas e também mais modernas. Logicamente, se for comprar uma nova mala de bordo, escolha as com rodas omnidirecionais para facilitar os translados.

Imagem de pessoa arrumando mala.

As malas de bordo são ideais para viagens curtas. (Fonte: Citalliance : 93322030 / 123rf.com)

Existe mala de bordo inteligente?

Sim, ainda que mereçam um capítulo à parte. Este guia vai apenas mostrar que ela é uma mala de bordo que pode ser facilmente controlada a partir do seu smartphone.

São malas que incluem carregadores para que você não fique sem bateria em nenhum momento ou que incluam sensores para te avisar, por meio de uma notificação, de que sua bagagem já está na esteira.

Em todo caso, são malas de bordo com potencial de se transformar em um gadget fundamental para facilitar a vida dos viajantes.

Que manutenção requer minha mala de bordo de acordo com o material?

Se você quer que sua mala de bordo dure muito tempo é recomendável que siga alguns passos de manutenção para garantir sua conservação. Por isso, a seguir você vai ver uma tabela com as recomendações mais importantes na horas de manter sua mala de bordo como se estivesse no primeiro dia, tanto por dentro como por fora.

Mala de bordo rígida Mala de bordo flexível Interior
Em primeiro lugar Seja uma mala de bordo de ABS, polipropileno ou policarbonato, os passos são os enumerados abaixo No caso de ser de poliéster ou nylon, primeiro limpe a poeira de toda a superfície com um pano ou com um aspirador O interior da mala de bordo também é importante, portanto você deve primeiro esvaziar todos os compartimentos
1º passo Prepare uma solução de água morna e sabão neutro Prepare uma solução com sabão neutro e água. Pegue também uma escova de dentes com cerdas macias Como sempre, prepare uma solução com água e sabão neutro. Insira um pano nessa solução
2º passo Esfregue delicadamente com um pano umedecido com a solução anterior Esfregue suavemente a superfície, enfatizando as manchas mais difíceis Repasse por todo o interior o pano torcido e reforce isso nas áreas mais complicadas
3º passo Seque suavemente com um pano limpo e seco Limpe e deixe a mala de bordo ao ar livre   Limpe com um pano seco e deixe-a secar ao ar livre

Como devo guardar minha mala de bordo?

Parece óbvio, mas para evitar maus odores é mais conveniente que você guarde sua mala de bordo, assim que limpa, em uma capa de tecido ou de plástico caso a primeira opção não seja possível.

Além disso, introduza sacos aromáticos no interior e, se as medidas de suas malas de bordo forem compatíveis, coloque uma dentro de outra para economizar espaço em sua casa.

Critérios de Compra

Quando for comprar uma mala de bordo é necessário ter atenção em uma série de critérios para não errar na sua aquisição. Vários fatores já foram aqui repassados, mas precisam de complemento para que não reste nenhuma dúvidas. Assim, confira a seguir os elementos-chave para comprar uma mala de bordo durável.

  • Tamanho
  • Resistência
  • Peso
  • Comodidade
  • Design
  • Acessórios

Tamanho

O tamanho é um critério-chave na hora de escolher uma mala de bordo, especialmente se você for fazer uma viagem curta de avião em companhias aéreas Low Cost. Como mencionado neste artigo, as companhias costumam colocar um limite para o tamanho das bagagens de mão para serem transportadas sem custos adicionais.

Imagem de mala vermelha aberta.

As malas de bordo serão muito cômodas se forem compactas. (Fonte: Sebnem Ragiboglu: 74513354 / 123rf.com)

Resistência

A resistência da mala de bordo é imprescindível para absorver os possíveis impactos de sua bagagem durante o trajeto. De fato, há fabricantes que reforçam costuras e incluem designs em curvas em algumas áreas da mala de bordo para evitar imprevistos na hora de viajar ao seu destino.

Por outro lado, é evidente que o material de fabricação influencia na resistência de uma mala de bordo. Revise a seção dedicada aos materiais neste artigo e escolha a mais adequada às suas necessidades. Não se esqueça de comprovar se há dois zíperes resistentes para evitar que se rompam com a pressão.

Peso

Como você pôde ver na nossa seleção dos melhores produtos no mercado, a maioria das malas não excede 3 kg. Grande parte das companhias aéreas não permite mais de 10 kg neste tipo de bagagem, se não for ainda menos, então fique atento a este aspecto.

Quanto mais pesada for sua bagagem de mão, menos itens de viagem você poderá colocar nela.

Imagem de pessoa ao lado de mala de bordo azul.

Há algumas malas de bordo que incluem carregadores de bateria. (Fonte: Weedezign: 85085256 / 123rf.com)

Comodidade

Uma mala de bordo confortável te permite transitar por estações e aeroportos sem nenhuma dificuldade. Isso é possível graças às alças laterais e à alça central. Essa última deve ser ajustável em altura e sensível ao toque, bem como nas alças centrais. Além disso, se precisar de agilidade, escolha uma mala de bordo com rodas.

Como já visto anteriormente, as malas de bordo estão disponíveis com duas ou quatro rodas. Escolha a que mais for conveniente para você, porém a que te permitirá um melhor deslocamento é a de quatro rodas omnidirecionais.

Por último, não se esqueça de conferir se sua mala de bordo têm vários compartimentos de diferentes tamanhos.

Design

Parece um pouco inútil falar sobre design quando se refere a um objeto prático e útil, mas nunca é demais considerar o design e a estética ao escolher sua mala de bordo. Atualmente, há uma grande variedade de materiais e cores, tanto nos modelos rígidos quanto nos flexíveis.

Escolha uma mala de bordo robusta, mas também adequada ao seu estilo, seja casual ou de negócios. Pense que ela ficará com você por alguns anos, senão a vida a toda.

Imagem de mala aberta.

Para escolhar a melhor mala de bordo, você deve levar em conta diversos fatores como: design, cor, tamanho e resistência. (Fonte: Andriano: 83100296 / 123rf.com)

Acessórios

Por último, também é importante que leve em conta os acessórios que podem ser adicionais à mala de bordo, alguns imprescindíveis como a fechadura TSA (Agência de Segurança no Transporte), uma homologação que ter permitirá viajar sem problemas aos Estados Unidos, por exemplo. São cadeados numéricos que farão que você se sinta mais seguro em seus trajetos.

Além disso, confira se a mala de bordo tem espaço para um cartão de identificação e diferentes tiras para prender suas roupas.

Resumo

Viajar sempre é um prazer, mas será ainda mais se você se sentir seguro durante o trajeto. Para ter essa sensação, é importante que sua bagagem de mão conte com as medidas necessárias para não encontrar imprevistos justamente no aeroporto. Além disso, o peso é um fator determinante para chegar descansado e feliz a seu destino.

Antes de comprar uma mala de bordo, leve em conta os critérios de compra que foram mencionados na seção correspondente. Tanto as medidas como o peso, a resistência, a comodidade ou o design e estética podem ser fatores-chave na hora de escolher esse produto, imprescindível para uma viagem sem surpresas.

Se você gostou desse Guia sobre malas de bordo, compartilhe em suas redes sociais para que outros se beneficiem deste conteúdo. Se preferir, deixe seu comentário, que será respondido com prazer. Muito obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Weedezign: 85291155 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?