O notebook é um dos dispositivos eletrônicos mais caros que você carrega consigo. Em média, as pessoas trocam de modelo a cada cinco anos, por isso é um investimento importante. E isso envolve pensar muito bem antes de decidir colocar seu aparelho numa mochila para notebook para trabalhar em outro lugar que não seja a sua casa.

Mas é muito mais do que isso. Um notebook costuma ser a sua segunda memória. Fotografias, vídeos, entretenimento, trabalho e suas senhas de segurança são armazenadas nesse valioso dispositivo. Portanto, todo cuidado do mundo é válido na hora de protegê-lo. Embora a capa de notebook seja o recurso mais comum para isso, neste artigo apresentaremos um mundo muito mais específico.

O mais importante

  • O tamanho do seu laptop é fundamental. As mochilas para notebook costumam ser categorizadas de acordo com as medidas dos computadores portáteis, de modo que elas ofereçam um compartimento específico onde ele viaja bem protegido. Embora os notebook tendam a padronizar as medidas, as mochilas podem ser encontradas em uma ampla variedade de tamanhos.
  • Não economize no preço. Especialmente se você pretende se locomover com o seu notebook diariamente. Boas costuras, uma estética que o agrade e, principalmente, uma proteção ideal podem fazer a diferença na hora de escolher uma mochila que garanta a segurança do seu computador a longo prazo. Às vezes, o barato sai caro.
  •  Na hora da sua compra, s materiaisfazem a diferença e determinam o estilo de design da sua mochila. Por se tratar de um acessório que você usará a longo prazo, é importante cuidar da parte externa dela, respeitando seus materiais.

Ranking: As melhores opções de mochila para notebook do mercado

Prevenir é melhor que remediar. Portanto, as marcas desenvolveram muitos modelos diferentes de mochilas específicas para um dos itens pessoais que os usuários mais valorizam: seus laptops. A seguir você encontrará uma lista das melhores mochilas para notebooks com preços para todos os bolsos.

1º – Mochila para notebook HP cinza e azul

Muito mais do que uma mochila para notebook, esse modelo da marca HP é uma declaração fashionista. Seu design slim – que é cinza na parte externa, e azul na parte interna – garantem-lhe uma aparência moderna e agradável. Consegue acomodar notebooks de até 15,6 polegadas em um compartimento principal acolchoada.

Seu interior azul facilita que você encontre por objetos que podem passar facilmente despercebidos, seu bolso frontal com zíper horizontal garante o máximo de praticidade e suas alças reforçadas em azul e cinza oferecem muito conforto na hora de carregar seu tão valioso notebook.

2º – Mochila para notebook HP preta

A HP entende mesmo de tudo sobre o universo dos laptops. Prova disso é esse modelo versátil de mochila para notebook que possui variadas opções de transporte: pode ser carregada nos ombros e como mala de mão a partir de uma alça frontal ou da alça superior.

Seu compartimento traseiro especialmente destinado a notebooks comporta modelos de até 15,6 polegadas. Além disso, a mochila conta com um compartimento principal grande, aberto por meio de um zíper, revestido repleto de divisórias, e um suporte lateral para garrafas. Suas cintas permitem que a mochila se ajuste perfeitamente ao seu corpo e distribua o peso de seu conteúdo de forma harmoniosa.

3º – Mochila para notebook Dell preta

Uma mochila com tudo o que você precisa para garantir a segurança de seu notebook. Confeccionada em um material resistente à água e à prova de choque, este modelo da Dell é forrado em espuma e conta com dois suportes laterais para garrafa.

Podendo armazenar notebooks de até 15,6 polegadas, ela é uma mochila ambientalmente responsável, com um design bastante inovador. O tingimento de seu principal material de fabricação, o poliéster, segue os preceitos da tecnologia Ecoloop da Dell, gerando menos efluentes e emissões de CO2. Suas alças possuem detalhes refletivos que facilitam a tarefa de encontrá-la em ambientes escuros.

4º – Mochila para notebook Swissland anti-furto

Uma ótima solução pensada naqueles que costumam levar seus notebooks em locais públicos para trabalhar, esse modelo da Swissland possui um design antifurto, cuja abertura é realizada na parte posterior da mochila, que fica junto às costas do usuário.

Além dessa solução inovadora, ela pode acomodar notebooks de até 16 polegadas e possui uma ampla variedade de divisórias, abertura para cabo USB, zíperes e bolsos secretos. Como se não fosse o suficiente, ela é confeccionada em poliéster impermeável e possui bolsos nas alças para pequenos objetos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre a mochila para notebook

O ranking acima nada mais é do que uma vitrine para o amplo leque de possibilidades que o aguarda na hora de procurar a mochila ideal para carregar seu notebook. As marcas estão cientes de que existem muitos detalhes que preocupam os usuários. Entre os mais comuns estão design, segurança, preço, conforto e versatilidade. Portanto, muitas vezes surgem perguntas que nós do Travel Spring vamos ajudar a responder a seguir.

Imagem de mulher mexendo em seu notebook.

Existem marcas que lançam mochilas específicas para seus notebooks. (Fonte: Dean Drobot: 89362877 / 123rf.com)

Quais são as diferenças entre a mochila para notebook e a mochila comum?

No quesito aparência externa não existem grandes diferenças. No interior, as mochilas para notebook podem ser uma adaptação simples de uma mochila tradicional, com um compartimento extra para o seu laptop ou um acessório projetado especificamente para permitir seu transporte da maneira mais segura possível.

As mais bem acabadas contam com divisórias acolchoadas, revestidos com materiais impermeáveis e zíperes que reforçam a segurança contra possíveis roubos. Além disso, elas geralmente possuem seções projetadas para você armazenar outros itens complementares, como carregadores ou USB. Algumas, de fato, têm uma entrada lateral para cabo USB para facilitar o carregamento do seu dispositivo.

A mochila para notebook é mais cara?

Existe uma grande variedade de modelos, cujos preços variam dependendo da qualidade e da marca. Em geral, como é o caso de qualquer outro produto, quanto melhor o acabamento e o material de fabricação, maior o preço. E o mesmo acontece se mochila contar com todos os extras necessários para maximizar a segurança de seu notebook.

Quando falamos de uma mochila para notebook, o preço de venda costuma aumentar. Você só precisa recorrer ao provérbio popular para lembrar que, frequentemente, “o barato sai caro”. Por isso, recomendamos que, se você estiver procurando por uma mochila que proteja seu computador, invista em qualidade, mesmo que custe alguns reais mais caro. Na tabela a seguir, comparamos os preços com os das mochilas tradicionais.

Vantagens Desvantagens
Garantem a integridade do seu dispositivo Costumam ser mais caras
Permitem organizar melhor o conteúdo graças aos seus bolsos Geralmente são mais pesados devido aos seus acessórios de proteção
Costumam ser de melhor qualidade, pois são fabricadas especificamente para notebooks Oferecem uma variedade menor de designs externos
Aparência projetada para situações formais e de trabalho  
Elementos extras com funcionalidades adicionais para dispositivos eletrônicos
Podem possuir recursos antifurto como zíperes e bolso secreto

Existem mochilas específicas para certos modelos de notebook?

Existem marcas que lançam mochilas complementares para seus notebooks, que têm como vantagem dimensões específicas para que o modelo se encaixe perfeitamente em seu interior. No entanto, não é necessário que você compre uma mochila específica para o seu modelo. Recorrer a marcas genéricas permitirá com que você adapte melhor as possibilidades da mochila às suas necessidades.

No entanto, você deve ter em mente o tamanho do seu computador e a capacidade da mochila. Muitos deles são categorizados de acordo com as polegadas da tela do computador que podem acomodar em seu interior. A maior parte possui 15 polegadas, uma medida na qual os laptops estão sendo padronizados, mas preste atenção se o computador for maior ou menor.

Posso usar minha mochila para notebook como bagagem de mão?

Claro! Pense que seu computador sempre estará mais seguro com você do que em uma mala que será manuseada por outras pessoas. No entanto, você deve ter em mente que precisará passar por verificações de segurança na maioria das estações de trem ou aeroportos. Esses controles têm uma regulamentação específica para dispositivos como tablets, telefones e computadores.

É comum que ele exijam que a mochila e o notebook passem separadamente pelos scanners de segurança. Assim, ter uma mochila específica para laptops facilitará a execução desses controles, pois você poderá agir de forma rápida. Lembre-se que a legislação de alguns países pode exigir que você ligue o computador, portanto, convém levá-lo carregado ao aeroporto.

foco

Você sabia que a mochila teve origem na pré-história? Sua criação foi resultado da necessidade do homem de transportar vários objetos enquanto se deslocava de um lugar para o outro.

Quais costumam ser os materiais de fabricação da mochila para notebook?

  • Cordura: É o nome de uma variedade de tecidos de nylon, que surgiu como marca comercial a partir da evolução do rayon nos anos 20. Desde então, foi aprimorada com fibras sintéticas de alto desempenho, focadas em diferentes usos comerciais e âmbitos de aplicação. As marcas têm lançado suas próprias variedades: é o tecido mais comum na fabricação das mochilas para notebook, pois é muito mais resistente do que outros materiais, além de ter um baixo custo de fabricação e excelente capacidade de conservar cores. Além de permitir que sua mochila pareça sempre nova, não faz uso de peles de animais.
  • Kevlar: É um dos materiais mais populares no ramo de acessórios têxteis e, embora tenha sido descoberto nos anos 60, suas propriedades eventualmente se tornaram populares na indústria da moda. Um tecido sintético, ele oferece excelentes qualidades, principalmente em termos de resistência térmica, ideal para proteger seu notebook contra o calor. Mas, além disso, é um material de grande rigidez, capaz de amortecer golpes. Não é à toa que ele é usado em coletes à prova de balas e equipamentos específicos para esportes radicais. Obviamente, como você pode imaginar, o preço da mochila será um pouco mais alto se ela contar com reforços de Kevlar.
  • Cintos e cordões: São materiais cada vez mais complexos. Alguns, elásticos, favorecem que os bolsos fiquem mais justos, evitando que o que estiver dentro fique se mexendo de um lado para o outro conforme você anda. Eles geralmente estão dentro da mochila ou em alguns pontos externos para apertar os fechos. Muitas vezes, eles são acompanhados por fixadores de plástico específicos. Além das alças (que podem ter revestimentos que garantam uma estética mais cuidadosa), algumas mochilas incorporam tiras na altura do quadril, o que facilita o transporte da mochila, minimizando oscilações e o efeito prejudicial do peso da mochila sobre a saúde das suas costas.

Quais são os melhores recursos extras de segurança?

Diferentemente das maletas, as mochilas para notebook raramente incluem um cadeado com código personalizado. Ainda assim, suas opções de segurança são variadas. Tanto contra possíveis roubos quanto contra ameaças como solavancos ou arranhões. Materiais impermeáveis serão cruciais para evitar a umidade. Da mesma forma, materiais acolchoadas amortecerão quaisquer solavancos.

Por outro lado, a disposição dos bolsos pode ser importante para protegê-lo contra furtos. Algumas mochilas têm suas aberturas na parte posterior, protegidas por suas próprias costas. Os bolsos projetados para dispositivos eletrônicos podem ter seus próprios zíperes. Alguns modelos também incorporam compartimentos para chaves ou moedas.

Homem com mochila em meio a natureza.

Algumas mochilas têm suas aberturas na parte posterior, protegidas pelas costas do usuário. (Fonte: Maridv: 118910706 / 123rf.com)

Como evitar riscos à saúde com uma mochila para notebook?

Algumas mochilas oferecem sistemas de fixação, fechamento e portabilidade projetados para minimizar os danos que o peso de seu conteúdo pode exercer em suas costas. E, embora os computadores estejam ficando mais leves, eles ainda representarão um peso considerável a ser carregado caso você tenha que transportá-los por algumas horas.

Os médicos sugerem que você nunca carregue mais de 10% do seu peso. Se você acha que alcançará esses limites, procure um modelo com alças acolchoadas e até um cinto que permita que você fixe a mochila à sua cintura. Outra característica importante é que você possa distribuir o peso de forma equilibrada, graças aos seus compartimentos. São detalhes que nunca são demais.

Critérios de Compra

Consideramos que, até o momento, abordamos a maioria das dúvidas que os usuários costumam ter sobre as melhores mochilas para notebook de 2019. Porém, agora que você conhece as possibilidades e usos desse produto, gostaríamos de focar em alguns dos critérios mais importantes para que você possa fazer a melhor compra possível e, é claro, manter seu notebook seguro.

  • Faixa de preço
  • Impermeabilidade
  • Proteção
  • Medidas
  • Design
  • Extras

Faixa de preço

Uma ampla variedade de marcas e produtos com diferentes qualidades geram, por sua vez, uma grande variedade de preços. Desde opções modestas a modelos muito completos. Você deve pensar na frequência com que transportará seu laptop e também nos riscos aos quais ele será exposto. Se ambas as variáveis forem altas, não economize na compra.

Imagem de notebook dentro de mochila e cadernos ao lado.

Alguns modelos incorporam materiais à prova d’água no interior a fim de proteger dispositivos eletrônicos. (Fonte: Aaron Burden: / unsplash.com)

Impermeabilidade

É uma característica intrinsecamente ligada aos materiais da mochila. Às vezes, os materiais à prova d’água são menos elegantes, mas não se preocupe. Alguns modelos incorporam materiais resistentes à água no interior para cobrir os compartimentos destinados aos dispositivos eletrônicos.

Proteção

Além dos materiais, existem outras variáveis de proteção. Por exemplo, acabamentos acolchoados ou os reforços da mochila nos cantos e na base, com superfícies mais rígidas. Além disso, compartimentos secretos, cadeados ou zíperes de segurança podem ser extras a serem considerados para decidir sobre um modelo mais seguro.

Medidas

A medida que você deve ter em mente são as polegadas da tela do seu laptop. Use-o como referência para começar a procurar pela mochila ideal. Em geral, uma divisória que permite transportar o dispositivo é o mais recomendado. A partir daí, você já pode pensar em quantos litros de capacidade deseja para outros itens.

Design

As mochilas para notebook são acessórios muito específicos, que não podem ser trocados tão facilmente como uma camiseta. Por isso, deve estar ciente de que você usará a sua mochila com frequência, o que significa que é importante que você se sinta confortável com o seu design.

Ao mesmo tempo, elas devem ser versáteis e se adaptar a todos os diferentes tipos de contexto nos quais você se encontre e aos diferentes estilos de roupa que você vista. As marcas sabem disso e oferecem opções variadas de design.

Extras

Como falamos anteriormente, as possibilidades são muito amplas. Além dos elementos de proteção, segurança e estética, pense no seu conforto. Existem mochilas que incorporam alças ou fixadores que minimizam o peso que você está carregando. Outras oferecem, por exemplo, suportes especiais para garrafinhas d’água ou uma saída para fones de ouvido caso você queira ouvir música no caminho do seu trabalho, compromisso ou viagem.

Resumo

Seu notebook não é apenas um item caro e delicado. É também a sua segunda memória, um lugar onde você armazena fotos, entretenimento e trabalho. Perder ou danificar seu laptop significa perder ou danificar uma parte de você. Mas isso não significa que você deva ter medo de levá-lo consigo sempre que precisar.

Por isso, uma mochila para notebook é o complemento ideal caso você se preocupe com o seu computador portátil. Pense em quais usos você fará, com que frequência e em que medida você precisará protegê-lo. Reflita também sobre a estética com a qual você se sente mais confortável e como todos esses aspectos se adequam à faixa de preço que melhor atende ao seu bolso.

Esperamos ter ajudado você a tomar sua decisão de compra. Compartilhe esse artigo com seus amigos ou em suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Haupes Co / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?