Imagem de pochete azul.

Dinamismo é a palavra que mais combina com a pochete. Seja para viajar, praticar esportes ou andar pela cidade, trata-se de um acessório que caiu no gosto de pessoas de todas as idades que não querem interromper sua vontade de se mover por ter que levar consigo seus pertences mais imprescindíveis.

Com o aumento da demanda, as pochetes se diversificaram, e muito, nos últimos anos. Desde aqueles primeiros modelos dos anos 80, que pareciam reservados exclusivamente para a moda urbana, chegamos à ampla variedade de tipos e designs atuais. Elas não apenas se adaptaram aos novos objetos que carregamos em nosso dia a dia, mas também passaram a funcionar como acessórios cheios de estilo para complementar qualquer visual.

O mais importante

  • Um dos aspectos mais importantes é a atividade principal durante a qual você pretende usar sua pochete. Embora muitas delas sejam multifuncionais, é possível que você esteja pensando em um uso específico, e por isso escolher um modelo adaptado poderá ajudá-lo.
  • O material exterior é uma das características mais relevantes. Tanto se você pensa na sua pochete a partir de uma visão mais estética quanto se busca mais praticidade, há modelos que combinam as duas vertentes e, com um design detalhado, incorporam tecidos resistentes a arranhões ou à água. No entanto, não basta que elas protejam o que está em seu interior, já que também é preciso proteger a sua pele de possíveis atritos.
  • A capacidade da pochete é outro ponto que figura entre os mais importantes. Talvez não tanto no que diz respeito à quantidade de objetos que você pode guardar dentro da mesma, mas mais em relação à distribuição do seu interior, que pode proporcionar praticidade e segurança, dois valores que você deve ter sempre em mente.

Ranking: Os melhores modelos de pochete do mercado

As demandas da moda urbana despertaram a inventividade e a criatividade das marcas, que diversificaram suas ofertas para oferecer uma ampla variedade de modelos de pochete. Há desde opções generalistas que se adaptam a todos os estilos até outras mais particulares que satisfazem necessidades específicas.

Para ajudá-lo a entender melhor as suas alternativas, listamos algumas das melhores pochetes do mercado a seguir.

1º – Pochete Slim Kimaster

Se você está em busca de uma pochete perfeita para praticar esportes com total liberdade, vai adorar este modelo. Flexível e leve, permite transportar seu celular, documentos, dinheiro e outros objetos com segurança durante a atividade física, pois conta com fecho 100% seguro e regulável e divisórias internas para manter cada item sempre à mão.

Trata-se de uma pochete prática e confortável, fabricada em material resistente e impermeável, por isso não é preciso se preocupar ao fazer exercícios na chuva. Possui saída para fone de ouvido e seu tamanho, embora compacto, permite transportar aparelhos eletrônicos com telas de até 6,3 polegadas.

2º – Pochete JanSport Fifth Avenue

Esta pochete é uma opção prática e versátil para o dia a dia, permitindo carregar seus pertences de forma organizada e segura e complementar seu visual com um acessório interessante ao mesmo tempo. Embora o design seja simples, esta coleção inclui diversos modelos coloridos e cheios de personalidade.

A JanSport é uma marca reconhecida no mundo todo por oferecer produtos duráveis, confiáveis e de alta qualidade, que contam com garantia vitalícia. Por isso, se você escolher este modelo, pode ter certeza de que ele irá acompanhá-lo por muito tempo.

3º – Pochete Trekker 4,1 Curtlo

A pochete Trekker possui uma infinidade de extras que a transformam na companheira ideal para a prática de exercícios. Ela conta com bolsos laterais embutidos que permitem transportar dois squeezes com estabilidade e segurança.

Confeccionada em tecido resistente à abrasão e a rasgos, ela conta com um tratamento interno resinado que a torna repelente à água, fazendo com que o clima não seja uma preocupação na hora de se exercitar. Além de ser usada como pochete, ela ainda possui fitas compressoras destacáveis que possibilitam a sua fixação no guidão da bicicleta.

4º – Pochete para Corrida Blitz Fitletic

A pochete Blitz Fitletic tem tudo de que você precisa para ficar com as mãos livres e ser visto com facilidade durante seus treinos de corrida. Possui design moderno e refletores, garantindo não apenas a segurança dos seus objetos pessoais, mas também a sua.

Comporta celulares do tamanho do iPhone 7 Plus ou inferior e possui passagem para fone de ouvido. Este modelo é composto por um cinto macio e flexível com ajuste duplo na cintura, além de ser resistente à água e contar com um grip de silicone para manter a estabilidade e evitar que a pochete pule com o movimento do usuário.

5º – Pochete Transversal Vermelha com Alça

Esta é uma ótima opção de pochete para quem quer dar um toque de cor e ousadia a qualquer visual do dia a dia. Sua grande versatilidade faz com que ela possa ser usada tanto na cintura quanto de forma transversal.

Este modelo é confeccionado em material sintético, com a parte interna em forro têxtil e fechamento por zíper, proporcionando segurança para os seus itens pessoais, além da possibilidade de carregá-los com muito estilo.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre os modelos atuais de pochete

Como você pôde comprovar por meio da nossa lista com os melhores modelos de pochete, as marcas oferecem uma ampla variedade de opções. Com diferentes designs, materiais e usos, é normal ter dúvidas na hora de comprar a sua. A seguir, respondemos algumas das perguntas mais frequentes dos usuários.

Imagem de mulher com pochete.

Uma das vantagens das pochetes é que elas permitem manter seus objetos de valor sempre à mão. (Fonte: Jose Luis Espindola / Unsplash.com)

O que é uma pochete?

A pochete é um acessório que complementa a sua roupa e amplia as possibilidades para levar seus pertences básicos com você. Menor do que uma mochila e maior do que uma carteira, a pochete nasceu para facilitar o transporte de objetos pessoais como óculos, bolsas de moedas, documentos e chaves, mas também incorporam um componente estético diferente.

Seu uso, que inicialmente era atribuído à cultura urbana, se expandiu e chegou a diversos âmbitos na atualidade. O mesmo ocorre com seus designs, que vão desde os mais sóbrios e discretos a outros mais chamativos, passando por aqueles com um corte mais esportivo. Elas costumam ter forma de cinto, com bolsos na parte dianteira ou nas laterais.

Quais usos uma pochete pode ter?

Embora não pareça, existe uma ampla gama de usos específicos para as pochetes. Você pode utilizá-las para frequentar eventos públicos, mas também para outras atividades, como a prática de esportes. A seguir, falamos sobre os usos mais comuns destes acessórios tão práticos para o dia a dia.

  • Uma carteira diferente. Como mencionamos, o uso mais comum das pochetes é o de permitir carregar tudo aquilo de que você pode precisar ao longo do dia. Ela permite ampliar o espaço de uma carteira normal, sem ter que recorrer a uma mochila tradicional que precise ser levada nas costas. Além disso, uma de suas vantagens é justamente o quanto ela é acoplável: você pode aumentar o nível de segurança de seus pertences colocando-a na parte dianteira do seu corpo, mas também pode brincar com a sua forma de cinto para deslocá-la lateralmente, ou cruzá-la sobre o tronco na transversal a partir do ombro. Seu design oferece diferentes formas de complementar o seu visual.
Imagem de homem correndo.

As pochetes proporcionam agilidade, dinamismo e estilo. (Fonte: Joaquin Pastor: 124093931 / 123rf.com)

  • Seu apoio para fazer exercícios. Muitas vezes, quando você sai de casa para fazer exercícios, precisa estar leve, sem que nada o incomode. No entanto, não pode deixar de levar seu telefone celular e as chaves de casa. Uma pochete minimalista, justa e preferivelmente de tecido impermeável lhe permitirá praticar esportes como se não estivesse carregando nada. Embora os mais comuns sejam as corridas de longa distância e as caminhadas em meio à natureza, a pochete pode ser útil na prática de muitos outros esportes ou em situações que requerem movimento e exigem que você leve apenas o mínimo consigo. Você pode usá-la para dar um passeio rápido na praia, por exemplo, ou para guardar as bolas de tênis durante uma partida.
  • Eventos públicos. Como você verá a seguir, uma das grandes vantagens das pochetes é a segurança. Você pode utilizá-las para carregar seus pertences em lugares com grandes aglomerações, como festivais de música, regiões muito movimentadas, como grandes praças turísticas, e até no transporte público da sua cidade em horário de pico. Nestas ocasiões, você pode brincar com o tamanho da pochete dependendo do que quiser colocar dentro dela. Leve em conta que se o seu maior objetivo é ter segurança, muitos modelos possuem bolsos secretos sob os zíperes distribuídos nas laterais. Assim, seus objetos pessoais ficarão colados ao seu corpo.
Três mulheres em pé usando pochete.

Há muitos tamanhos diferentes de pochete. Recomendamos que você escolha o que melhor se adapte às suas necessidades. (Fonte: Matthew Reyes / Unsplash.com)

  • Uma alternativa a outros acessórios, como bolsas e mochilas. Além de permitir carregar seus itens pessoais com mais segurança, a pochete pode resolver um dos problemas mais comuns de pessoas que costumam usar bolsas e mochilas: por equilibrar o peso na parte dianteira do corpo e poder ser usada em diferentes posições, ela evita as dores nas costas. Além disso, é compatível com outros acessórios, e até com a bagagem de mão que você pode levar em viagens de avião. Nestes momentos, você pode retirar o que há de mais importante na bagagem maior e manter esses objetos com você, dentro da pochete. Por outro lado, você também pode colocar a pochete dentro de bolsas e malas maiores se preferir reduzir o número de itens carregados.

Quais tipos de pochete existem?

Como mencionamos, a pochete tem diversos usos muito diferentes entre si. As marcas, atentas à experiência dos usuários, foram aperfeiçoando seu design e lançando uma infinidade de pochetes diferentes. Desta forma, o mais comum é que cada tipo seja útil para uma determinada função.

Existem desde pochetes simples, nas quais o design se destaca, até outras mais específicas. As destinadas à pratica de exercícios estão entre as mais procuradas, mas você também vai encontrar outras que podem funcionar como doleiras de segurança máxima (coladas ao corpo, sob a roupa).

Alexander McQueenDesigner

“A moda deveria ser uma forma de escapismo, e não de aprisionamento.”

Existem marcas especializadas em pochetes?

Em nossas pesquisas, não encontramos nenhuma marca especializada em vender apenas pochetes. No entanto, há algumas marcas que estão muito focadas neste tipo de produto. Ele costuma ser um complemento comum nas coleções de marcas especializadas em mochilas, como é o caso da JanSport.

As marcas esportivas também costumam completar seus catálogos com pochetes de usos muito específicos, feitas de materiais ideais para a prática de atividade física. Outros fabricantes genéricos apresentam modelos mais modestos, mas com um excelente custo-benefício.

Quais são as vantagens da pochete em relação a outros acessórios?

Em primeiro lugar, as pochetes podem funcionar como um complemento estético se você quiser dar um toque de personalidade ao seu visual.

Além disso, como já mencionamos, elas são uma ótima opção para aumentar a segurança ao carregar objetos pessoais, e oferecem uma ampla versatilidade de usos e formas de vestir.

Além de todas as funções específicas que citamos acima, a pochete também é uma opção para levar objetos de valor (em vez de colocá-los em uma mala de mão ou mochila nas costas).

Ela pode ajudar a redistribuir o peso da sua bagagem para evitar dores nas costas. Veja todas as suas vantagens na tabela a seguir.

Por que é interessante adquiri-las? Pontos que merecem atenção
Funcionam como um complemento cheio de estilo para o seu visual Por serem menores do que outros acessórios, há um risco maior de perdê-las junto com seus objetos mais importantes
Evitam dores nas costas ao redistribuir o peso carregado Podem irritar a pele dependendo do tecido que ficar em contato com o seu corpo
Proporcionam mais segurança ao carregar itens de valor  
Oferecem mais mobilidade do que outros acessórios similares  
São muito versáteis e podem ser usadas em diferentes situações
Seus objetos de valor ficam sempre à mão

Critérios de Compra

Até aqui, podemos considerar esclarecidas as principais dúvidas relacionadas às pochetes. No entanto, para escolher um modelo específico, também é importante prestar atenção aos seguintes critérios.

Com base neles, você vai descobrir qual é a pochete perfeita para as suas necessidades particulares. Escolha uma e dê um toque de funcionalidade e classe ao seu dia a dia.

  • Extras de segurança
  • Qualidade
  • Fixação
  • Medidas e capacidade
  • Marca e garantia
  • Design

Extras de segurança

Há alguns detalhes que podem fazer a diferença, como a distribuição de bolsos pequenos. Seja dentro dos compartimentos principais ou na parte interior do cinto (que fica colada ao corpo), a inventividade no design pode trazer grandes benefícios em termos de segurança.

Imagem de mulher encostada em porta usando pochete.

A pochete é um ótimo acessório para praticar esportes. (Fonte: Ksenia Varapaeva / Unsplash.com)

Qualidade

Esta costuma ser o fator que mais se destaca quando analisamos as diferentes faixas de preço. Se você não vai exigir muito da capacidade da pochete e pretende usá-la apenas ocasionalmente, pode ser que este critério não seja uma prioridade no seu caso.

Por outro lado, a qualidade dos zíperes e tecidos pode ser fundamental para a conservação da sua pochete. Se você quiser que ela mantenha sua aparência original, é importante verificar se a mesma é capaz de resistir a arranhões e se é impermeável.

Fixação

São muitas as maneiras de fixar as pochetes no seu corpo. Esta é uma das diferenças significativas entre uma forma de uso e outra. Você pode querer que ela fique mais folgada, para poder brincar com a sua posição, ou pode preferir usá-la mais justa para evitar que se mova ou que bata no seu corpo quando você se movimentar.

Alguns cintos também podem ser mais rígidos ou maleáveis, e a escolha vai depender das preferências do usuário.

Medidas e capacidade

Não se prenda apenas às medidas, já que a capacidade total não varia tanto quanto em outros tipos de acessórios. Apesar disso, você deve avaliar a forma como os bolsos são distribuídos e a utilidade que você pode dar a cada um deles.

Se o seu propósito é usar a pochete para fazer exercícios, uma versão de capacidade menor pode ser ideal. A tabela a seguir mostra os tamanhos das pochetes do nosso Ranking:

Modelo Kimaster Jansport Curtlo Fitletic Minha Nova Biju
Altura 17 cm 15 cm 17 cm 9,5 cm 13,5 cm
Comprimento 37 cm 31 cm 28 cm 38,1 cm 12 cm
Largura 3 cm 10 cm 8 cm 3,8 cm 6 mm
Peso 70 g 100 g 295 g 118 g 300 g

Marca e garantia

Esta não é uma regra, mas muitas vezes as marcas mais renomadas oferecem garantias no que diz respeito à composição do material.

Recomendamos que você escolha uma marca que fabrique seus produtos de forma ética, tanto em relação à mão de obra quanto à obtenção dos materiais.

As empresas devem ser transparentes na divulgação de informações sobre os seus produtos.

Design

A pochete não deixa de ser um complemento para o seu visual. Mesmo se você quiser usá-la apenas na prática de esportes, ela vai contribuir para o seu estilo. As marcas sabem disso e estão atentas a este ponto, motivo pelo qual você certamente encontrará diversas opções que se adaptam ao que busca.

Pense que, muitas vezes, o segredo está na simplicidade, que permite que a pochete possa ser combinada com diferentes tipos de roupas e acessórios.

Resumo

Agilidade, dinamismo e estilo são algumas das características que você pode acrescentar ao seu visual ao usar uma pochete. Esqueça os bolsos cheios e o incômodo de carregar acessórios maiores, como bolsas e mochilas. Seu preço acessível e a variedade de modelos lhe permitirão brincar com diferentes combinações para dar um toque único ao seu visual.

Seja para viajar, ir a festivais de música, fazer exercícios ou garantir as segurança de seus objetos pessoais, a pochete vem sendo incorporada ao dia a dia das pessoas. Você também pode começar a usá-las, ou adicionar mais uma à sua coleção. Esperamos ter ajudado a melhorar a sua perspectiva em relação a este produto.

Se você valoriza a nossa opinião e já sabe com mais clareza qual é o modelo de que precisa para a sua próxima aventura, deixe um comentário ou compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

(Fonte da imagem destacada: Olena Rudo: 112738939 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?