Mulher dormindo com travesseiro de pescoço.

Durante uma viagem, é comum planejar a partida e a chegada, já o trajeto muitas vezes é deixado para segundo plano. Agora, qualquer pessoa que já tenha feito uma viagem de mais de quatro horas sabe que isso pode ser um erro. No fim das contas, a sua comodidade vai variar muito dependendo do meio que você está usando para viajar, mas até em espaços reduzidos é possível achar conforto, especialmente quando você leva com você um travesseiro de viagem.

O travesseiro de viagem é um objeto feito especialmente para garantir mais comodidade, seja no carro, ônibus, trem ou avião. Estes objetos costumam ser ergonômicos e leves, o que faz com que eles sejam ideais quando você vai fazer uma viagem onde há limite de peso para o que você pode levar e espaço reduzido de acomodação. Além disso, esses travesseiros costumam ser flexíveis, o que os torna bem mais portáteis.

O mais importante

  • Existem modelos de travesseiro de viagem com dos mais diversos tamanhos e materiais, de forma a se adaptar às diferentes necessidades de conforto e prevenção de lesões que você possa precisar.
  • Hoje em dia, é possível adquirir um travesseiro de viagem que ofereça suporte para partes específicas do corpo, caso você precise de algum cuidado especial com uma área ou membro em particular.
  • O tamanho, formato, material, rigidez e qualidade do travesseiro, juntos, são os critérios mais importantes a se considerar antes de realizar uma compra. No final do artigo, na seção de Critérios de Compra, nos aprofundamos um pouco mais em todos esses elementos.

Os melhores travesseiros de viagem: Nossas sugestões

Hoje em dia, existem muitos modelos diferentes de travesseiro de viagem, voltados aos diversos tipos de necessidade das pessoas. Estes itens oferecem conforto e ainda ajudam a evitar lesões causadas por má postura prolongada. A seguir apresentamos para você um ranking com alguns dos melhores e mais bem avaliados travesseiros que você é capaz de encontrar, mas nunca se esqueça de levar as suas próprias necessidades em consideração antes de realizar uma compra.

O preferido dos usuários

Esse travesseiro de viagem para pescoço foi feito especialmente para garantir um maior relaxamento da sua cervical, especialmente naquelas viagens longas ou na hora de descansar fora de casa. Seu revestimento é composto de um tecido 1800 fios, feito com espuma com performance de látex, o que vai garantir não só conforto, como maciez e uma boa sustentação para o seu pescoço.

O melhor custo-benefício

Esse travesseiro de viagem da Jolitex, empresa nacional com mais de 50 anos no mercado, é feito com poliéster, poliestileno e com enchimento de micro esferas, pra garantir para você um maior conforto durante a sua viagem. Você vai poder encontrar esse produto em diversas opções diferentes de cor.

O travesseiro de viagem mais despojado

Esse travesseiro de viagem, que também pode servir como almofada na sua casa, é feito no formato de um pinguim, seja para alegrar as suas crianças ou a si mesmo. Ele é produzido com enchimento de fibra de silicone e revestido com poliéster, o que faz com que ele garanta a você um maior conforto na hora de ir de um lugar ao outro.

Guia de Compra: O que você precisa saber sobre um travesseiro de viagem

Antes de começar a procurar um travesseiro de viagem, é preciso que você tire algumas dúvidas que pode ter em relação a esse tipo de produto, que fica cada vez mais em voga em um mundo globalizado e hiperconectado. Hoje em dia, justamente devido à essa crescente popularidade, existem travesseiros com as mais variadas características. A seguir vamos tratar de alguns dos pontos mais importantes sobre os travesseiros de viagem.

Homem no aeroporto com mala e travesseiro, mexendo no seu smartphone.

O travesseiro de viagem é um item pensado para garantir comodidade a você durante viagens de carro, ônibus, trem ou avião. (Fonte: David Prado: 87753375 / 123rf.com)

Por que comprar um travesseiro de viagem?

As razões para se adquirir um bom travesseiro de viagem são muitas. Qualquer pessoa que já tenha realizado uma viagem longa sabe como é importante conseguir descansar e dormir durante o trajeto.

Além disso, uma má postura durante o percurso em questão pode acabar causando lesões e dores desagradáveis, que podem até te impedir de aproveitar a sua viagem, seja ela de negócios ou a lazer. A seguir mostramos para você uma lista com três motivos de por que vale a pena comprar um travesseiro de viagem.

  • Comodidade: Geralmente os assentos nos meios de transporte acabam sendo incômodos, especialmente quando você vai passar longas horas lá. Sem dúvida alguma, um travesseiro de viagem pode acabar te ajudando a desfrutar de mais conforto.
  • Prevenção de lesões: Uma postura ruim ou movimentos bruscos e inesperados podem acabar causando, mais comumente, lesões na cervical ou nos músculos das costas e do pescoço. Um travesseiro de viagem ergonômico pode ajudar a prevenir esse tipo de problema.
  • Descanso: Conseguir descansar ou, melhor, dormir durante os longos trajetos de viagem sempre será algo bom para o viajante. Um travesseiro de viagem pode facilitar e muito a conseguir alcançar o conforto necessário para se descansar ou dormir.
Vantagens
  • Mais conforto na hora de viajar
  • Pequeno e fácil de transportar
  • Previne lesões
  • Pode ser usado em outras tarefas
  • É bastante acessível
Desvantagens
  • Precisa higienizar para evitar presença de ácaros

Em que outras situações pode ser recomendável usar um travesseiro de viagem?

Embora o seu nome já diga que ele é usado especialmente para uma atividade em particular, viajar, isso não quer dizer que um travesseiro de viagem não pode ser útil também em outras situações.

Diversos estudos demonstram que realizar cochilos curtos, de 10 a 20 minutos, aumenta a produtividade do indivíduo em aproximadamente 34%. Um travesseiro de viagem pode ser um grande aliado se você tem a oportunidade de realizar esse pequeno descanso durante o seu expediente.

Desfrutar de um bom livro na praia ou sobre a grama de um parque é, sem dúvida alguma, uma das atividades mais relaxantes que se pode fazer. No entanto, dependendo da situação, ela também pode acabar sendo um pouco incomoda se você não estiver se sentindo confortável. Levar um travesseiro de viagem junto com você para esse tipo de atividade vai com certeza ajudar a alcançar o conforto necessário para você poder mergulhar na leitura.

Quando se para para pensar, um travesseiro de viagem pode ser útil em uma infinidade de situações diferentes.

Menina dormindo no carro com travesseiro.

As dimensões de um travesseiro de viagem é um elemento muito importante, tanto na hora de usá-lo quanto para transportá-lo. (Fonte: lightfieldstudios: 105974909 / 123rf.com)

Que tipos de travesseiro de viagem existem?

O tipo de travesseiro de viagem certo para você é algo que vai depender em boa parte das suas necessidades particulares e individuais, fora o meio de transporte que você vai usar em sua viagem.

Em primeiro lugar, é importante pensar na prevenção de lesões. Logo após essa questão, você precisa considerar também o espaço disponível durante a viagem. A seguir mostramos para você alguns dos tipos mais comuns de travesseiro de viagem.

  • Inflável: É o tipo que menos ocupa espaço na hora de transportá-lo. Ele tem uma válvula destacável, através da qual você pode soprar até que o travesseiro alcance a rigidez desejada.
  • Comprimível: Esse tipo de travesseiro de viagem é feito de espuma e é capaz de se expandir até alcançar cinco vezes o seu tamanho, após retirá-lo de sua capa.
  • Rígido: Não é possível mudar o seu tamanho ou formato, o que faz com que ele ocupe mais espaço do que outros tipos. Agora, se a questão do volume não for um grande problema, é sempre importante saber que esse tipo de travesseiro oferece maior firmeza a você, algo que pode ser muito importante para algumas pessoas.
  • Isolante: Esse tipo de travesseiro de viagem reduz o ruído do entorno. É ideal para quem tem problemas de conseguir pegar no sono, especialmente em ambientes que não estejam silenciosos, como é muito comum na hora de viajar.

Com que tipo de materiais são feitos os diferentes modelos de travesseiro de viagem?

Dependendo dos materiais utilizados para a confecção de um travesseiro de viagem, ele poderá apresentar diversos benefícios e ser usado em situações diferentes.

A sua parte externa costuma ser feita de um trançado de náilon, fibras de algodão, poliéster ou até bambu (esses dois últimos materiais são usados especialmente em modelos de travesseiro hipoalergênicos, especialmente feitos para evitar alergias).

Em alguns casos, um travesseiro de viagem pode apresentar uma estrutura interna rígida, oculta dentro do tecido, que vai oferecer mais sustentação ao pescoço e à cabeça. Essas estruturas são desenvolvidas com formatos ergonômicos e feitas com plásticos mais duros, o que ajuda a garantir uma maior rigidez e um maior tempo de vida ao travesseiro.

Mulher arrumando mala.

Existem modelos de travesseiro de viagem focados em oferecer sustentação e conforto ao pescoço, mas também existem outros modelos voltados a oferecer suporte para todo o torso. (Fonte: dolgachov: 71392785 / 123rf.com)

Também existem alguns travesseiros que tem um fundo de lã ou flanela, que abriga o pescoço. Este tipo de travesseiro de viagem é recomendado especialmente durante o inverno ou para viagens longas de avião e de ônibus, onde o ar condicionado costuma ser bastante frio. Além de oferecer o suporte, esses travesseiros vão ajudar a manter quentes as partes do seu corpo que ficam dos ombros para cima.

Você pode lavar um travesseiro de viagem?

Os fabricantes de travesseiros de viagem costumam escolher materiais que são altamente laváveis, como o poliéster e o algodão. Ainda assim, é importante seguir rigorosamente as instruções de lavagem especificadas na etiqueta do seu travesseiro de viagem em particular, ainda mais no caso daqueles que são feitos com espuma, já que ela costuma ser um material mais delicado.

foco

Dica: Também existem modelos de travesseiro de viagem com capas que podem ser lavadas separadamente.

Critérios de Compra

Agora que já respondemos às dúvidas mais frequentes em relação a um travesseiro de viagem, é chegada a hora de partir para a escolha do tipo de travesseiro mais adequado às suas necessidades em específico. No entanto, também é preciso revisar algumas das características básicas desse tipo de objeto, como seu tamanho, material do qual é feito, formato e rigidez. A seguir, vamos tratar desses temas.

  • Tamanho
  • Material
  • Design
  • Rigidez
  • Qualidade em conjunto

Tamanho

As dimensões do travesseiro de viagem são muito importantes tanto para o seu transporte quanto para o seu uso. O tamanho padrão dos travesseiros de viagem é de 30 x 40 cm. No entanto, os modelos infláveis são ainda menores quando estão dentro de sua embalagem.

Também é bom se lembrar de que, devido aos materiais que costumam ser usados em sua fabricação, a maioria dos travesseiros de viagem costuma ser bem portátil e capaz de diminuir pelo menos um pouco de tamanho.

Material

O material do forro e o material da tela são muito importantes na hora de escolher um bom travesseiro de viagem. Se o travesseiro for feito com espuma ele vai oferecer mais rigidez que se for inflável, e se sua tela for de bambu ela vai ter certas propriedades de transpiração e prevenção de alergias, características essas que outros tipos de materiais não oferecem e que podem acabar sendo extremamente úteis.

Design

Existem modelos de travesseiro de viagem feitos especialmente para dar apoio ao seu pescoço, já outros vão dar apoio a todo o seu torso. A primeira coisa que você deve fazer é identificar qual é a zona no seu corpo que precisa de mais conforto na hora de viajar. Isso vai ter a ver com o tipo de veículo usado na viagem, o tempo de duração do trajeto e, o mais importante, as suas condições físicas específicas.

Rigidez

Modificar em maior ou menor medida o formato do seu travesseiro de viagem é algo que só é possível se você resolver renunciar a uma maior rigidez. Quanto mais maleável o travesseiro for, maiores serão as possibilidade de moldá-lo. Por exemplo, um travesseiro de viagem inflável pode ser inflado até o ponto de rigidez que você julgar melhor, já os modelos de espuma costumam se adaptar ao formato do seu pescoço.

Qualidade em conjunto

A sua escolha dentre os muitos modelos disponíveis deve ser resultado de uma comparação cuidadosa e de uma análise detalhada levando em consideração as suas preferências de conforto e as características da viagem.

Às vezes será necessário deixar de lado alguma característica particular para focar em uma outra que seja mais importante e adequada à sua necessidade em uma viagem específica.

Resumo

Um travesseiro de viagem não se trata apenas de algo que vai te trazer mais conforto, mas também de evitar lesões durante a sua viagem. Com certeza ele é muito mais do que um luxo, o travesseiro de viagem faz com que os percursos, especialmente os mais demorados, sejam mais prazerosos e seguros. É claro que, dentre as muitas opções disponíveis no mercado, você terá de escolher aquela que seja a mais adequada às suas necessidades.

Ao longo deste artigo, tentamos te oferecer toda a informação da qual você possa vir a precisar para fazer uma escolha informada na hora de comprar o melhor travesseiro de viagem para você. Agora que você já sabe que precisa considerar um série de critérios fundamentais, não temos dúvida de que você vai ter sucesso em sua empreitada. O tamanho, material e design são elementos cruciais na hora de fazer a sua escolha, nunca se esqueça.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário aqui na página e, quem sabe, compartilhe o texto nas suas redes sociais. Muito obrigado e boas viagens!

(Fonte da imagem destacada: Yuriy Shevtsov: 92730535 / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?